JK Rowling




Joanne Kathleen Rowling
Joanne Kathleen Rowling OBE, conhecida como J. K. Rowling, (Yate, 31 de julho de 1965) é uma escritora britânica de ficção, autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter, e de três outros pequenos livros relacionados a Harry Potter. Desde criança, Joanne gostava de ler contos como O Vento nos Salgueiros e O Cavalinho Branco. Muitos autores influenciaram sua obra, e fizeram nascer em Joanne a vontade latente de tornar-se escritora. Famosa por escrever em bares, com a primogênita ao lado no carrinho, ela enfrentou uma série de dificuldades até atingir a riqueza e a fama como escritora , passando-se longos anos até que o Harry Potter e a Pedra Filosofal chegasse às prateleiras, com a ajuda de seu agente literário Christopher Little. Desde então, J. K. Rowling escreveu os outros seis livros que a tornaram rica, e capacitaram-na a contribuir com instituições que ajudam a combater doenças, injustiças e a pobreza.

Nota sobre seu nome
É importante lembrar que o nome da autora é apenas Joanne Rowling, sem nome do meio. Rowling é pronunciado "roulim" e Joanne é pronunciado /Jouan/ ou /Jouein/. A abreviatura K é de Kathleen, nome de sua avó preferida Kathleen Rowling, e foi escolhida na ocasião do lançamento do primeiro livro da série no Reino Unido, Harry Potter e a Pedra Filosofal, quando Christopher Little, agente literário da autora, e a Bloomsbury, sua editora, temendo que os garotos não leriam um livro escrito por uma mulher, pediram a Joanne que assinasse com as suas iniciais, não deixando transparecer que era uma mulher. Joanne pensou em J.Rowling, mas não atendia ao pedido de duas iniciais da editora e por fim acabou homenageando sua avó, criando uma assinatura que ficou muito famosa a partir de então. Essa técnica já havia sido adoptada inclusive por Edith Nesbit, autora que influenciou J.K.Rowling.
Apesar disso, Joanne Rowling diz que todos a chamam de Jo Rowling, e que, quando criança, só era chamada de Joanne quando estavam muito bravos. Seu nome legal, como casada, é Joanne Murray.

jkrowling.com
Em 15 de Maio de 2004, J.K.Rowling inaugurou seu site oficial, o jkrowling.com. Se antes ele contava apenas com links de editores, então ele passou por uma mudança muito grande. O site hoje contém muito material interativo, que permite ao usuário ir e vir, explorando diversos ambientes e descobrindo diversas coisas. A aparência inicial é de uma escrivaninha extremamente bagunçada, com vários rascunhos, papéis de doce e objetos inusitados, como penas e uma escova de cabelos. Passeando pela mesa também vemos insetos. A autora não costuma alterá-lo com muita freqüência, mesmo que quando o faz, escreve muito de uma só vez. Pelo site pode-se encontrar a autobiografia , sem muitos detalhes, apenas o básico com algumas fotos, a seção de rumores, onde J.K.Rowling explica se são verdadeiros ou falsos os boatos que correm sobre sua obra. A seção de notícias comenta diversas situações relacionadas a eventos envolvendo os livros ou ela mesma etc. No diário há textos que não são necessariamente pessoais, mas dirigidos ao público. Na seção F.A.Q, a autora responde a diversas perguntas sobre ela, o livro ou diversos, inclusive fazendo votações para a próxima pergunta de quando em quando e na lixeira, J.K.Rowling desmente boatos, explica a versão verdadeira de outros etc. Os links redirecionam o usuário para o site de editores e instituições enquanto na parte de Sites de Fãs, ela agracia os bons sites de fãs relacionados a sua obra. O Material Extra apresenta diversos detalhes sobre sua obra, ou sobre coisas aleatórias, ao passo que a seção Bruxo do Mês aponta bruxos notáveis e seus feitos. No Scrapbook ficam armazenados os easter eggs que o usuário adquiri, e o W.O.M.B.A.T., atualmente sem uso, é um teste de conhecimentos que foi aplicado em três fases. A parte mais misteriosa é a seção com um ponto de interrogação. Lá já foram reveladas coisas importantíssimas, como o nome de livros novos, trechos e capítulos. É uma porta que nem sempre abre. Há no site vários easter eggs, ou seja, "recompensas" escondidas pelo site que são dadas quando se realiza determinada tarefa. Eles consistem em desenhos e escritos antigos que ficam armazenados no próprio site. O site também conta com diversos itens interativos, como um rádio, um celular, interruptores e a visita ocasional do poltergeist da obra Harry Potter. Há versões disponíveis em Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol e Japonês.

FONTE: Potterish